Celebração do Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra

14 Abril 2016
O Município de Pampilhosa da Serra comemorou no passado domingo, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal, data em que celebra a entrega da Carta de Privilégios, por D. João I, em 1385, pela qual foi reconhecida a autonomia do Concelho de Pampilhosa da Serra, pondo fim à sua anexação ao Concelho da Covilhã.

As celebrações tiveram início com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a receção e guarda de honra a Sua Excelência o Senhor Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita.

As Cerimónias Oficiais do Feriado Municipal decorreram no Edifício dos Paços do Concelho, sendo presididas pelo Senhor Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita. A mesa foi ainda constituída pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Professor José Ramos, o Senhor Presidente da Câmara, José Brito, o Senhor Presidente da CIM- RC, Dr. João Ataíde, o Senhor Vice- Presidente da CCDRC, Dr. António Veiga Simão e o Senhor Coordenador Adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Eng.º João Paulo Catarino.

Visando apoiar, entidades e organismos locais, que mantêm atividades de interesse e extrema relevância municipal, foram assinados sete protocolos de colaboração e apoio financeiro com as seguintes instituições concelhias: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra; Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense; Grupo Desportivo Pampilhosense; Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra; Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere; Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra.

Como forma de reconhecer e homenagear algumas pessoas e instituições que, pelo seu desempenho, dedicação e entrega à causa pública se destacaram no seio dos seus percursos e das suas atividades, foram ainda atribuídas, no âmbito destas comemorações, medalhas de bons serviços e de valor e altruísmo.

Com medalha de bons serviços foram distinguidos os funcionários que se aposentaram no ano de 2015 e que ao longo das suas carreiras desempenharam o seu trabalho de uma forma cumpridora, dedicada e responsável, conquistando o respeito e a simpatia de colegas e chefias. Os agraciados foram: Jorge Manuel dos Santos Dias, José Barata Nunes e Mário Garcia Mendes.

A medalha municipal de valor e altruísmo foi atribuída aos cidadãos que se têm distinguido pela sua coragem, determinação, altruísmo e espirito de sacrifício, em prol da causa pública. Neste sentido foram reconhecidos: Carlos Manuel Rebelo Simões a título póstumo, José Henrique Martins de Almeida, Carlos Alberto Almeida; Arnaldo Rodrigues de Almeida; António Monteiro Antunes Robalo; Carlos Eduardo da Silva Pereira e Isaura do Carmo Costa Fernandes.

No seu discurso, o senhor Presidente da Câmara começou por agradecer a presença do Senhor Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita, bem como de todos os convidados, fazendo referência à riqueza do património natural e cultural do Concelho de Pampilhosa da Serra, à diversidade do seu turismo, com especial enfoque para o turismo de natureza e à qualidade dos seus equipamentos.

Em palavras especialmente dirigidas ao Senhor Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita, o Senhor Presidente da Câmara solicitou os seus bons serviços no sentido de haver, para os municípios do Interior, melhores acessibilidades, por forma a cativar empresários e impulsionar a criação de emprego e a fixação das populações, criando uma dinâmica na economia regional, que importa consolidar, no caminho da modernidade que estamos a construir. Nas suas palavras, Pampilhosa da Serra precisa, e merece, melhores infraestruturas, merece uma melhor ligação a Coimbra e a Lisboa, bastando para isso a retificação e o alargamento da EN 344 que nos liga ao IC8 e A13.

O Senhor Presidente terminou a sua intervenção, agradecendo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e ao Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense pelos excelentes contributos dados a estas cerimónias.

O Senhor Ministro Adjunto, Dr. Eduardo Cabrita, na sua intervenção, após ter cumprimentado os presentes, referiu-se à importância do novo Programa Comunitário Portugal 2020 que beneficia os territórios de baixa densidade, sublinhando no entanto o atraso dos mesmos. Solidário com a causa, pediu resignação face à conjuntura e os tempos difíceis e exigentes que atravessamos.

Depois da Sessão Solene, as cerimónias prosseguiram com a bênção e entrega de uma Ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, oferta do benemérito Sr. Rui Manuel Almeida Simões Cortez Olivença. Um gesto altruísta, fruto da generosidade deste ilustre pampilhosense e grande empresário da região.

As cerimónias terminaram com o almoço convívio, gentilmente oferecido pelo Município a todos os convidados, no Villa Pampilhosa Hotel.