Noites de Verão animam Pampilhosa da Serra

19 Agosto 2016
As "Noites de Verão", é um evento promovido pelo Município de Pampilhosa da Serra, que vai já na sua 6º edição e pretende para além de animar as noites de verão, proporcionar uma mostra da diversidade cultural e tradicional, com especial destaque para a música e o folclore local.

Após o enorme sucesso alcançado nas edições anteriores a primeira semana deste evento iniciou, no passado dia 8 de agosto, com uma agradável apresentação dos "Pampilhosense's Roots", uma organização da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra.

A iniciar esta noite esteve o Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, um grupo que surgiu em 1984, pela saudosa D. Perpétua e que renasce agora com o objetivo de dar continuidade a este projeto, procurando deste modo preservar a cultura pampilhosense e as tradições locais. Uma belíssima exibição, que contou com um extraordinário trabalho de recolha de músicas e cantares tradicionais.

Seguiu-se o Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra que abrilhantou esta primeira noite, indo muito para além da apresentação das tradicionais danças e cantares a que nos têm habituado, surgindo aqui com uma belíssima encenação, das vivências culturais dos nossos antepassados.

No dia 9 de agosto, subiu ao palco o Grupo Musical Geração 3, um grupo jovem cheio de vitalidade e dinamismo que animou os presentes com as suas músicas e ao som das quais foi possível cantar e dançar pela noite dentro.

Seguiram-se as atuações da Escola de Concertinas da Lousã e do Grupo de Concertinas de Machio, Pampilhosa da Serra, no dia 10 de agosto, uma noite marcada pelo melodioso som destes tradicionais instrumentos e pelo calor da assistência que não se coibiu de dançar e trautear estes cantares tão populares.

José Cachadinha e Amigos, Cantares ao Desafio do Minho encerraram no dia 11 de agosto a 1.ª semana das “Noites de Verão”, uma noite animada onde o público se deixou contagiar pelo bom humor e estilo musical dos artistas.

A 2ª semana desta edição, abriu no dia 16 agosto, com uma sessão de cinema ao ar livre com a comédia portuguesa “O Pátio das Cantigas”. Uma belíssima adaptação da história original que tão bem homenageia os anos de ouro do cinema português. Uma excelente noite onde não faltaram muitas gargalhadas e os aplausos do público.

No dia 17 de agosto, seguiu-se uma sessão de Stand up Comedy com os humoristas Luís Borges “Boinas” e Vasco Correia. Uma noite marcada pelo entusiasmo e adesão do público, que se deixou contagiar pela espontaneidade e o humor hilariante destes humoristas.

A encerrar com chave de ouro esta 6ª edição de Noites de Verão, esteve o Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, que subiu ao palco, no dia 18 de agosto, com a comédia “Um Morto Muito Vivo”. Uma exibição sublime deste grupo, que apesar de muito recente, tem conquistado o carinho e o respeito do público, que o aplaudiu noite fora.