Projeto de Voluntariado - Alunos do ISCSP

Ação Social
16 Setembro 2016
Ao longo de quinze dias a Pampilhosa da Serra recebeu um grupo de sete Alunos do ISCSP acompanhados de uma Professora de Investigação na área da Gerontologia.

Por forma a tornar esta ação possível desenvolveram-se parcerias entre o Instituto de Ciências Sociais e Políticas, a Câmara de Pampilhosa da Serra e o Contrato Local de Desenvolvimento Social.

O Projeto de Voluntariado estabeleceu-se na observação do Envelhecimento Ativo dos munícipes da Pampilhosa da Serra e nas boas práticas intergeracionais dos mestres séniores e jovens. De forma a perceber-se a participação dos idosos nas atividades, aplicou-se 27 inquéritos.

Decorreram Ações Formativas / Palestras de partilha de saberes e experiências entre a Professora Dr.ª Stella Bettencourt da Câmara e 62 funcionárias das Instituições do concelho. O Voluntariado desenvolveu-se assim em diversas áreas de intervenção social: junto da Comunidade, junto dos Idosos das Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e Associação Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e ainda no Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e na Ludoteca Pampilho da Câmara Municipal e ATL da Caritas Diocesana de Coimbra.

Ocorreram em simultâneo ações de estimulação cognitiva junto dos mestres séniores e de intergeracionalidade sobre a importância dos Avós com os jovens. Considerando importante o contato e observação com a comunidade estiveram desde o dia 20 de Agosto a 2 de Setembro a prestar Voluntariado Social, terminando esta ação de voluntariado com um piquenique partilhado na praia fluvial da Pampilhosa da Serra, com a participação da comunidade envolvendo a Santa Casa da Misericórdia e ATL.

O fundamento principal deste voluntariado foi observar o envelhecimento e o isolamento social e considera-se que toda esta experiência dos Voluntários e Professora Dr.ª Stella Bettencourt da Câmara enriqueceu o concelho com o contributo de reflexões e reciprocidade de conhecimentos.