Lançamento do Observatório do Idoso de Pampilhosa Da Serra Apresentado na Reunião da Rede Social

Ação Social
22 Dezembro 2016
Foi na reunião de plenário do Conselho Local de Ação Social do passado dia 20 de dezembro onde foi lançado o OBSERVATÓRIO DA TERCEIRA IDADE, uma atividade do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Pampilhosa ATIVA! que contou com a apresentação do estudo – piloto à freguesia de Fajão-Vidual, escolhida por se tratar da freguesia com maior número de aldeias isoladas.

Este estudo teve como principal objetivo conhecer a realidade social e económica dos idosos, especificamente no que diz respeito à sua autonomia e sentimento de solidão. Os dados relativos aos 71 idosos “estudados” apontam para um bom nível de autonomia dos mesmos e ainda um baixo sentimento de solidão, graças às relações de vizinhança seguida dos breves contactos dos filhos, percebidos como agradáveis mas demasiados breves.

Pretendeu-se, ainda, testar a metodologia de recolha de dados melhorando a sua aplicabilidade nas restantes freguesias, tendo sido elencadas conclusões relativamente aos dados que deverão ser estudados pelo Observatório, já em 2017, nomeadamente o estudo dos idosos identificados pelos agentes locais como mais preocupantes em termos sociais. Refira-se que este Observatório contribuirá para conhecer as necessidades dos idosos não só económicas e domésticas, mas também as necessidades ao nível sociocultural e desportivo, focando a intervenção da equipa do CLDS na promoção de um envelhecimento ativo, integrando o idoso de forma sistémica.

Foram ainda apresentadas e aprovadas as alterações ao Plano de Ação do Contrato de Desenvolvimento Local – CLDS Pampilhosa ATIVA!, bem como a apresentação de dados refentes à execução física do último semestre.