Passeio micológico: caminhar, descobrir e degustar

16 Janeiro 2017
Foram cerca de 60 as pessoas, que no passado dia 15, compareceram à chamada e iniciaram, em Pessegueiro, o primeiro passeio micológico de 2017.

No bar “o lagar”, os participantes tiveram o primeiro contacto com o mundo micológico, através de uma montra de cogumelos da região, construída por colaboradores da Junta de Freguesia de Pessegueiro. Iniciava-se, então, a aventura micológica, liderada pela entusiasmante sabedoria do Engenheiro João Gama.

Ao longo dos belos trilhos do percurso pedestre de Pessegueiro, os participantes foram convidados a coletar os cogumelos que fossem encontrando, para imediata avaliação, relativamente às espécies e sua comestibilidade. A incessante procura traduziu-se na descoberta de variados tipos de cogumelos, entre os quais duas espécies de carácter tóxico ou venenoso. Nesta categoria enquadra-se o Gymnopilus spectabilis, um cogumelo caracterizado por possuir substâncias alucinogénia. Por outro lado, também foram descobertas espécies de acentuado valor gastronómico, como o Xerocomus Badius ou o Hydnum Rapandum.

Para recuperar a energia gasta ao longo da atividade, seguiu-se um almoço, tendo, claro está, o cogumelo como iguaria central. A aventura não acabaria sem que os participantes mais corajosos tivessem oportunidade de testar os seus conhecimentos vínicos, numa prova cega de aguardente.

O carácter peculiar da atividade fez com que o passeio fosse acompanhado por uma equipa de reportagem de uma conhecida estação televisiva nacional.
Esperamos por si, no próximo passeio micológico.