Chega ao fim mais uma edição da Feira do Livro de Pampilhosa da Serra

24 Maio 2017
Chega ao fim a 11.ª edição da Feira do Livro de Pampilhosa da Serra, que decorreu de 19 de abril a 19 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, uma organização da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, através da sua Biblioteca Municipal, em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra.

Ao longo deste mês foram muitos os visitantes que tiveram a oportunidade de adquirir livros e jogos didáticos a descontos que variam entre os 10% e 40%, bem como a assistirem a um diverso leque de atividades, desde exposições, oficinas, palestras e conferências, apresentações de livros e encontro com escritores.

Do atrativo e aliciante programa de animação cultural, destacamos algumas atividades.

Foi apresentado pelo Maurionetas – Teatro de Marionetas, no dia 21 de abril, o Teatro de Fantoches “Histórias do 25 de Abril”, na Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, em Dornelas do Zêzere e na Biblioteca Municipal, em Pampilhosa da Serra.

Decorreu no dia 28 de abril, a peça, inserida no Ciclo de Teatro Mise en Scène, “O Principezinho”, levada à cena pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, no Auditório Municipal.

No dia 3 de maio, deu-se o pontapé de saída de um projeto que reflete a dinâmica das bibliotecas existentes no Concelho, quer seja a Biblioteca Municipal ou as duas Bibliotecas Escolares, através da inauguração do Portal da Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra, que integrou a apresentação do Projeto de Poesia e Musical “Diogo Piçarra em Pessoa”, da Betweien, e que contou com a presença do jovem artista.

No dia 11 de maio, a vila de Pampilhosa da Serra recebeu vários escritores (Gil Vicente, Luís de Camões, Miguel Cervantes, Florbela Espanca, Natália Correia, Eça de Queirós, Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa) que, através de vários atores caracterizados, percorreram as ruas da vila, proclamando pequenos excertos das suas obras, interagindo com o público local.

O “Vem Cear à Biblioteca!” realizou-se no dia 5 de maio, na Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, em Dornelas do Zêzere, juntando pais e filhos, através da dinamização de diversas atividades relacionados com o livro e a leitura.

Nos dias 15, 17 e 18 de maio, a Feira do Livro recebeu os seniores inscritos nas aulas de “Informática Sénior” e das aulas de “Alfabetização” do Programa Municipal “Conversa de Avós”, para atividade “Avós, Chás e Livros”.

A atividade “Vem Dormir à Biblioteca!” no dia 19 de maio, na Biblioteca Municipal, marcou o encerramento desta grande Festa, com a presença de 40 crianças do 1.º e 2.º CEB do Agrupamento de Escolas Escada de Pampilhosa da Serra, que tiveram oportunidade de participar em diversas atividades, ouvir histórias e música, assistir a um espetáculo ou simplesmente partilhar experiências e emoções.
DSCN1698
DSCN1728