Itinerância do Trilhos Com Sentido

Ação Social
15 Abril 2009

O Projecto Trilhos, promovido pelo Município de Pampilhosa da Serra, voltou a realizar as suas já habituais Itinerâncias durante as férias lectivas durante os dias 6 e 7 de Abril. Como o tema principal foi a Páscoa, as crianças das várias freguesias tiveram oportunidade de construir uma galinha da Páscoa usando muitos materiais lúdicos que lhes permitiram desenvolver algumas competências.

Ao contrário das Itinerâncias anteriores, esta acção foi partilhada pelos idosos do centro de dia/lar da freguesia de Fajão e pelos centros de dia da Amoreira e Malhada do Rei.

Assim, as crianças tiveram oportunidade de ensinar os mais velhos a realizar trabalhos lúdicos, como por exemplo, uma galinha da Páscoa. Para além disso, os idosos e as habituais crianças participantes nestas Itinerâncias, tiveram oportunidade de visualizar em tempo real fotografias sobre os trabalhos realizados, o que promoveu, de certa forma uma estimulação da auto-estima de todos os participantes.

Na Amoreira, e seguindo um pouco a linha do Trilhos portas abertas, as crianças puderam dar uma formação aos idosos sobre novas tecnologias de informação e comunicação e ofereceram uma galinha da Páscoa construída por eles.

Nesta actividade para além de estar presente a equipa técnica do Trilhos, esteve também a vereadora Alexandra Tomé que participou activamente em todas as actividades propostas.

Esta acção foi considerada como positiva e com a promessa de se repetir mais vezes.