Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Objetivos Estratégicos

Visão da câmara municipal de pampilhosa da serra

Ser reconhecida como uma instituição de referência pelo bom desempenho da gestão pública em todas as actividades desenvolvidas, tanto pela sua eficiência, como pela sua eficácia, na capacidade de dar resposta aos objectivos de desenvolvimento do concelho e às necessidades dos seus Munícipes.

Valores

Para prosseguir esta visão, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, pauta a sua actuação pelo seguinte quadro de valores:

Ética - Exigimos de nós próprios e dos outros elevados padrões de conduta, de modo que, todo o tipo de relacionamento seja pautado por honestidade e respeito dentro da instituição. Incutir a ideia de que não basta "Saber" e "Saber Fazer", é preciso "Saber Ser".

Cultura de Parceria - Os nossos projectos estão abertos a quem queira deles fazer parte, estabelecemos alianças estratégicas a bem do desenvolvimento do concelho.

Transparência - A nossa actuação está patente a todos, não temos nada a esconder, possuímos uma clara conduta organizacional.

Competência e Inovação - Queremos ver reconhecidas todas as nossas capacidades. Acreditamos que é através da inovação que conseguimos chegar lá, mostrando que estamos atentos a tudo o que possa ajudar e simplificar a prestação dos nossos serviços.

Enfoque no Cidadão / Munícipe - Existe um sério empenho na satisfação dos nossos Munícipes e das suas necessidades.

Liderança - Liderar é partilhar o conhecimento e dar o primeiro passo na prossecução dos objectivos, reconhecendo o esforço individual para atingir essa meta. O líder exerce poder e influência, usando a sua capacidade intrínseca para servir, motivar, coordenar e dirigir o grupo.

Equidade - Todas as nossas actuações são tidas com a máxima isenção e justiça.

Humanismo - Potenciamos a diferença como forma de enriquecimento do trabalho em equipa, respeitando o Outro na sua diversidade.

Missão

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, tem como missão, regulamentar e gerir, sob sua responsabilidade e no interesse dos cidadãos do concelho, fins de interesse público municipal, nos termos e formas previstas na lei, tendo como objectivo principal das suas actividades, a melhoria das condições de vida, de trabalho e de lazer dos habitantes do concelho.

Objetivos estratégicos

1. Reforçar a qualidade. A eficiência e eficácia em todos os serviços municipais, tornando-os mais céleres, ágeis, simples, adequados, disponíveis e acessíveis:

  • Diminuindo os prazos de resposta;
  • Aumentando a taxa de execução das actividades planeadas;
  • Agilizando e simplificando processos e procedimentos administrativos;
  • Melhorando a qualidade de atendimento ao munícipe, aos agentes sociais, económicos e culturais, aferindo níveis de satisfação, valorizando a reclamação como oportunidade de melhoria, visando a proximidade às suas necessidades e desenvolvendo canais de interacção alternativos, recorrendo às novas tecnologias;

2. Desenvolver a comunicação interna/institucional

  • Melhorar a comunicação entre os diferentes serviços e níveis hierárquicos;
  • Promover a partilha de "experiências" inter-serviços, de modo a identificar factores críticos de sucesso;
  • Fomentar o trabalho em equipa, promovendo a comunicação, a cooperação e articulação entre serviços, dirigentes e trabalhadores.

3. Implementar o siadap em todos os serviços municipais

  • Assegurar a correcta aplicação do sistema de avaliação do desempenho, nas suas vertentes humana e técnica;
  • Instituir uma lógica de gestão por objectivos (A gestão por objectivos pode ser descrita como um processo por meio do qual, avaliador e avaliado, identificam, em conjunto, os seus objectivos comuns, definem as suas principais áreas de actividade, em termos de resultados esperados, usam medidas como guias para a acção da unidade orgânica e estabelecem as contribuições para cada um dos seus membros), que garanta a articulação entre a missão da autarquia, os objectivos estratégicos, a missão e os objectivos de cada unidade orgânica e os objectivos individuais dos seus trabalhadores;
  • Desenvolver uma cultura de avaliação e responsabilização vincada pela publicitação dos Objectivos, da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e das suas Unidades Orgânicas, bem como dos Resultados obtidos;
  • Definir objectivos, em estreita articulação com o Ciclo de Gestão, assentes em indicadores de medida e instrumentos de monitorização, como um meio de acompanhamento e de desenvolvimento dos desempenhos individuais e organizacionais;
  • Desenvolver a prática de uma liderança pró-activa, mobilizadora e esclarecedora do contributo das acções individuais para os objectivos colectivos;
  • Promover o compromisso de toda a organização com esta nova cultura de cooperação, responsabilização, mérito e excelência, apostando na sua qualificação.

4. Optimizar os recursos existentes, designadamente Financeiros, Humanos, Técnicos e Infra-Estruturas, no sentido da redução das despesas (Comunicações; Electricidade; Pessoal; Combustíveis; água para consumos de rega) sem prejuízo dos níveis de qualidade e eficácia pretendidos.

5. Implemantar e monitorizar as políticas estratégicas no âmbito do turismo, do Desenvolvimento Económico e do Ordenamento e Planeamento do Território.

6. Implementar boas práticas de modernização administrativa, promovendo o potencial do conhecimento e da partilha de informação.

7. Desenvolver e Consolidar redes de parcerias, fomentando o envolvimento e a participação dos intervenientes locais, regionais e/ou nacionais em projectos Municipais.

Partilhar