Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata

Inaugurada no dia 20 de agosto de 1999, a Biblioteca Municipal constitui um importante espaço cultural do concelho, com um acervo riquíssimo, constituído atualmente por cerca de 10.500 títulos.

A sua génese partiu da generosidade do ilustre conterrâneo Dr. José Fernando Nunes Barata, ao doar à Câmara Municipal a sua biblioteca particular, para que a colocasse ao serviço da população. Dela fazem parte inúmeras obras, escritos, estudos e ensaios de que foi autor.

Filho da vila de Pampilhosa da Serra, onde nasceu a 1 de setembro de 1927, Fernando Nunes Barata licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde completou a Pós-Graduação em Ciências Político-Económicas, na Faculdade de Direito. Autor e colaborador de várias obras, ocupou ao longo da sua carreira cargos de elevado relevo como: Inspector Administrativo do Ministério do Interior, Deputado da Assembleia Nacional, Diretor do Centro de Estudos do Grémio Nacional das Agências de Viagens e Turismo, Procurador da Câmara Corporativa, Inspector Superior da Economia do Ultramar, Agente-Geral do Ultramar, Professor Universitário e Coordenador do Gabinete Jurídico-Económico da União de Associações da Indústria Hoteleira e Similares.

Faleceu em Lisboa a 3 de maio de 1998, cerca de um ano antes da abertura da Biblioteca Municipal, que acolheu na sua denominação o nome deste ilustre e abnegado pampilhosense.

Instalada inicialmente no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, muda as suas instalações em 2006, para o novo Edifício Multiusos “Monsenhor Nunes Pereira”, onde se mantém até ao momento.

Partilhar