Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Ludoteca Pampilho

A Ludoteca "Pampilho" surgiu de um projeto elaborado no âmbito do Programa "ser Criança" e encontra-se a funcionar desde 1997. O seu objetivo principal é promover atividades lúdicas com vista à aquisição de valores e competências sociais de crianças e jovens, dos 3 aos 15 anos, bem como o desenvolvimento local, assumindo funções pedagógicas, socioeducativas, culturais, comunitárias e familiares.

No sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados às crianças e jovens do concelho bem como às suas famílias, a Ludoteca "Pampilho" alterou o seu modo de funcionamento, mudando para instalações mais modernas e apelativas, cuja requalificação foi feita ao abrigo de uma candidatura ao Mais Centro sob a nomenclatura de “Ludoteca Criativa”, alargando o seu horário de funcionamento até às 19H30 e proporcionando, ainda, atividades diversificadas e diferentes (animação pela leitura; teatro e dança; ciclos de cinema; oficinas de astronomia, arqueologia e história local; exposições, artes plásticas…). Assim, a Ludoteca "Pampilho" assume-se, cada vez mais, como sendo um espaço criativo e inovador.

Este é um espaço onde as crianças, jovens e a comunidade podem obter brinquedos / jogos e livros em regime de empréstimo e onde a atividade lúdica se mistura com a atividade educativa e pedagógica, oferecendo recursos materiais e humanos adequados a cada faixa etária.

A sua ação desenvolve-se em duas vertentes: a "Vertente Fixa", na qual são dinamizadas atividades diversificadas em espaço próprio na sede de concelho e cujas atividades têm como base a exploração de um tema específico que se altera no início de cada ano letivo; e a "Vertente Itinerante", na qual são dinamizadas atividades através da sua unidade móvel que se desloca a todas as salas do 1º Ciclo do Ensino Básico e equipamentos de Ensino Pré-Escolar.

Nas interrupções letivas são desenvolvidos programas de ocupação de tempos livres, de que são exemplo o "Julho em Ação, um Mês de Diversão" e a "Páscoa em Movimento", privilegiando o contacto com um leque diversificado de atividades. Estes programas constituem-se como uma mais valia para as crianças participantes e para as suas famílias, considerando-se que são uma resposta integrada às suas necessidades.

AAAF

Para além das respostas ao nível concelhio desenvolvidas pelas Instituições Privadas de Solidariedade Social, a rede pública ao nível de Ensino Pré-Escolar tem vindo a ampliar a sua intervenção, estando implementadas no Jardim de Infância de Pampilhosa da Serra, as Atividades de Animação e de Apoio à Família, da responsabilidade da Autarquia e levadas a cabo pela Ludoteca Pampilho, que garante o fornecimento e acompanhamento do almoço, bem como o prolongamento de horário com atividades de tempos livres.

Legislação:

Decreto-Lei n.º 147/97, de 11 de junho – Estabelece o regime jurídico do desenvolvimento e expansão da educação pré-escolar e define o respetivo sistema de organização e financiamento.

Despacho n.º 300/97, de 9 de setembro - Define as normas que regulam a comparticipação dos pais e encarregados de educação no custo das componentes não educativas dos estabelecimentos de educação pré-escolar.

Decreto-Lei n.º 55/2009, de 2 de março - Estabelece o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da ação social escolar
Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho - Define as normas a observar no período de funcionamento dos respetivos estabelecimentos, bem como na oferta das atividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família (CAF) e das atividades de enriquecimento curricular (AEC).

Partilhar