Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Pedra Preciosa - O Xisto

imagem

 

No coração do território do Xisto, encontramos duas aldeias vivas, Janeiro de Baixo e Fajão. Elas traduzem a simbiose entre a tradição e inovação, entre ancestralidade e juventude, entre o novo e o velho.

Em Fajão, no largo da igreja matriz sinta o pulsar da aldeia. Continue, até ao largo dos antigos paços do concelho onde se situa a “Cadeia”. Por entre vielas estreitas de xisto, chegou ao Museu Monsenhor Nunes Pereira. Aí, entre no mundo e na obra do “padre artista” através de uma viagem pelo seu extenso e rico acervo.

Na capela de Nª Srª da Guia as pinturas de Guilherme Filipe são o seu expoente máximo. Descendo até Capela de S. Salvador entre na 1ª capela da aldeia.

Em Janeiro de Baixo a riqueza das paisagens e dos cheiros em comunhão com as construções em xisto são um quadro de rara beleza. Viaje no tempo, visite o tronco de ferrar bem no centro da aldeia. O Parque de Campismo e o bar de apoio são o porto de abrigo em tempos agitados. Mergulhe na natureza.

A viagem pela arquitetura do xisto tem aqui um traço singular, a utilização da pedra do rio tão presente nas paredes da aldeia.

 

CONTACTOS:

Município de Pampilhosa da Serra

235 590 335

turismo@cm-pampilhosadaserra.pt

Partilhar